É uma obra de ficção-científica que relata uma invasão alienígena na Terra, tendo como cenário a cidade de Buenos Aires.
A narrativa traz várias referências a conjuntura internacional.
Os grandes líderes da invasão são os alienígenas conhecidos apenas por “Ellos” (Eles), cujas aparências não são reveladas na história e sob cujo comando estão todas as outras formas alienígenas, inclusive alguns terráqueos.
Todos são manipulados pelos “Ellos” através de “teledirecionadores” (tradução minha). Na história, os terráqueos que fazem a resistência descobriram esses aparatos de manipulação e tentavam atacá-los.
É quase impossível ler a história e não relacioná-la com a realidade em que vivemos. Quem é miltante ou ativista político sempre está atrás de explicitar às pessoas quem são os “ellos” que nos manipulam.
Talvez sejam, realmente, só uma idéia. O capitalismo é também idéia, além de uma relação social.
Mas se manifesta materialmente, podemos dizer, através das pessoas. Seria bom, da mesma maneira, se pudessemos ver às claras, se nos estivessem à mostra, os “teledirecionadores” pelos quais as pessoas são manipuladas.
Imagine em uma manifestação, se pudessemos arrancar dos policiais esses aparatos e tudo ficasse bem.
O problema é que os “teledirecionadores” que nos implantam só podem ser arrancados por nós mesmos, não por outros, e não estão à vista.
Demorou, mas finalmente boto pra baixar El Eternauta, links recomendados pelo meu chapa Rafael , autor do Vento de Liberdade - Guerrilha Gráfica.
0 comentários:
Postar um comentário