Mafalda

sábado, 16 de março de 2013

Eu to pra postar este vídeo faz uma cara, e ontem me dei conta que fazia exatos 48 anos que as tiras da Mafalda começaram a aparecer diariamente no jornal Mundo de Buenos Aires.

Ela foi criada uns anos antes , em 1962 pelo cartunista argentino Quino , para uma campanha do jornal Clarín que nunca aconteceu por um rompimento no contrato.







Para quem não conhece muito a personagem vou deixar aqui um texto extraido do blog http://blogueirasfeministas.com/ que define bem a Mafalda e sua visão crítica e aguçada.


Mafalda


O interessante é que Mafalda tem aproximadamente oito anos. E como muitas crianças fala tudo o que pensa. Porém, não coloca apenas seus pais em situações embaraçosas, também coloca os leitores em uma posição de reflexão. É muito instigante ver que Mafalda é uma personagem feminina. Em sua trupe de amigos, destaca-se Susanita, uma menina que representa o exato oposto de Mafalda. Seu único objetivo na vida é encontrar um marido rico e de boa aparência quando crescer e ter uma quantidade de filhos acima da média. Ela representa exatamente o que a sociedade patriarcal espera das mulheres, que sejam obedientes e se preocupem apenas com a casa, os filhos, o marido e a beleza. Porém, Susanita representa também muito do senso comum, daquelas perguntas óbvias que fazemos quando não sabemos o que significa opressão, desigualdade social, pobreza.
As tiras em quadrinhos sempre aparecem carregadas de mensagens ideológicas e históricas de um determinado momento, e por isso a análise delas revelam seus valores, conceitos e conflitos, por fim, acabam desembaraçando entre imagens e textos o mundo à sua volta (LUYTEN, 1985) no caso de Mafalda não apenas o de seu círculo familiar, mas também os temas que mais afligiam a geração dos anos 60 e 70, entre esses a questão da liberalização da mulher dentro de um novo contexto histórico, cultural e econômico, fazendo um contraponto com as raízes machistas e patriarcais também representadas nas tiras.
Assista o vídeo on-line ou faça o download no Vimeo

0 comentários: