A Fábula da Corrupção

domingo, 24 de março de 2013


A animação gaúcha de Lisandro Santos, com aproximadamente 8 minutos, descreve um esquema de corrupção envolvendo um rato e um gato dentro de um mercadinho.


O dono do estabelecimento convivia tranquilamente com seus animais de estimação, um gato, um cão e uma mula, até a chegada de um ratão malandro. 
Quando o dono do mercado saia para fazer compras na cidade, deixava seus bichos tomando conta dos alimentos contra os ataques dos ratinhos locais, que aproveitavam a situação para furtar alguns produtos. 
Após a chegada de um Ratão da cidade, que já entrou no recinto colocando banca, foi estipulado um esquema de corrupção entre esse "esperto" bichano e um gato.
Animação bem bacaninha, vale uma conferida.

Postagem Original :http://cinerockclub.blogspot.com.br

Mafalda

sábado, 16 de março de 2013

Eu to pra postar este vídeo faz uma cara, e ontem me dei conta que fazia exatos 48 anos que as tiras da Mafalda começaram a aparecer diariamente no jornal Mundo de Buenos Aires.

Ela foi criada uns anos antes , em 1962 pelo cartunista argentino Quino , para uma campanha do jornal Clarín que nunca aconteceu por um rompimento no contrato.







Para quem não conhece muito a personagem vou deixar aqui um texto extraido do blog http://blogueirasfeministas.com/ que define bem a Mafalda e sua visão crítica e aguçada.


Mafalda


O interessante é que Mafalda tem aproximadamente oito anos. E como muitas crianças fala tudo o que pensa. Porém, não coloca apenas seus pais em situações embaraçosas, também coloca os leitores em uma posição de reflexão. É muito instigante ver que Mafalda é uma personagem feminina. Em sua trupe de amigos, destaca-se Susanita, uma menina que representa o exato oposto de Mafalda. Seu único objetivo na vida é encontrar um marido rico e de boa aparência quando crescer e ter uma quantidade de filhos acima da média. Ela representa exatamente o que a sociedade patriarcal espera das mulheres, que sejam obedientes e se preocupem apenas com a casa, os filhos, o marido e a beleza. Porém, Susanita representa também muito do senso comum, daquelas perguntas óbvias que fazemos quando não sabemos o que significa opressão, desigualdade social, pobreza.
As tiras em quadrinhos sempre aparecem carregadas de mensagens ideológicas e históricas de um determinado momento, e por isso a análise delas revelam seus valores, conceitos e conflitos, por fim, acabam desembaraçando entre imagens e textos o mundo à sua volta (LUYTEN, 1985) no caso de Mafalda não apenas o de seu círculo familiar, mas também os temas que mais afligiam a geração dos anos 60 e 70, entre esses a questão da liberalização da mulher dentro de um novo contexto histórico, cultural e econômico, fazendo um contraponto com as raízes machistas e patriarcais também representadas nas tiras.
Assista o vídeo on-line ou faça o download no Vimeo

Maria da Penha

sexta-feira, 8 de março de 2013

Para recordar hoje, 08 de Março, Dia Internacional da Mulher

Maria da Penha Maia Fernandes, biofarmacêutica cearense, hoje com 61 anos, fez da sua tragédia pessoal uma bandeira de luta pelos direitos da mulher e batalhou durante 20 anos para que fosse feita justiça. 
O seu agressor, o professor universitário de economia Marco Antonio Herredia Viveros, era também o seu marido e pai de suas três filhas. Na época ela tinha 38 anos e suas filhas idades entre 6 e 2 anos. 
Na primeira tentativa de assassinato, em 1983, seu marido atirou em suas costas enquanto ainda dormia, alegando que tinha sido um assalto. Depois do disparo, foi encontrado na cozinha, gritando por socorro, dizendo que os ladrões haviam escapado pela janela. 

Maria da Penha foi hospitalizada e ficou internada durante quatro meses. 

Na segunda tentativa de homicídio o marido a empurrou da cadeira de rodas e tentou eletrocutá-la embaixo do chuveiro.
 Ele foi a júri duas vezes, a primeira, em 1991, quando os advogados do réu anularam o julgamento. 

Já na segunda, em 1996, o réu foi condenado a dez anos e seis meses, mas recorreu. Em parceria com o CEJIL e o CLADEM, Comitê Latino Americano e do Caribe para a defesa dos direitos da mulher, denunciou o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos pela negligência do Estado Brasileiro tratar os casos de violência doméstica no Brasil. Após as tentativas de homicídio, Maria da Penha começou a atuar em movimentos sociais contra violência e impunidade e hoje é coordenadora de Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência no Ceará.

Sandman - Orpheus

quarta-feira, 6 de março de 2013

Andei atualizando os links antigos de Sandman e aproveitei para upar esta trilogia, que foi o primeiro especial da revista, e conta a saga do filho do Senhor dos Sonhos, que desce ao inferno para resgatar a alma de sua amada.