Filme autobiográfico da modelo somali Waris Dirie, que fugiu da Somália ainda criança apos ser vendida para um homem bem mais velho que a queria como sua quarta esposa.
Com a ajuda da avó ela consegue chegar a Londres, onde depois de alguns anos vivendo ilegalmente e passando muita dificuldade acaba por ser encontrada por um fotógrafo.
A partir daí ela viria a ser uma das modelos mais requisitadas dos anos 80, mas a verdadeira história não é essa.
A fama lhe permitiu chegar até a ONU e denunciar seu drama pessoal, e de muitas mulheres somalis, a circuncisão feminina.
No filme ela conta como foi o procedimento para a retirada do clitóris, pequenos lábios e lábios externos da vagina e o fechamento da mesma, deixando apenas um oricício do tamanho de uma cabeça de palito.
Ela diz que o procedimento é sem anestesia, sem higienização e muitas morrem.
Waris se tornou uma ativista da ONU atualmente contra a circuncisão feminina. Mas a prática ainda permanece por desinteresse das autoridades e por ser um rito cultural.
Flor do Deserto
Postado por koisarada às 16:15 0 comentários
Marcadores: Filmes
O Dia Que Durou 21 Anos
Postado por koisarada às 10:36 0 comentários
Marcadores: Documentários, Filmes
Recontos
Postado por koisarada às 14:49 1 comentários
Louise Michel ,a Rebelde (2009)
Antes de mais nada, quero agradecer ao Ativismo ABC e a editora Negras Tormentas pelo trabalho com as legendas, e ao companheiro João Carlos por enviar o link.
Agradecer também ao Ethon por ter se disponibilizado a colaborar no projeto de criação das legendas por aqui e ao Rafael por também ter se mostrado disposto a revisar as legendas que eu traduzi do inglês, mas estava penando com a correção.
O importante é que as legendas estão aí, e agora eu posso compartilhar o filme aqui no Koisarada.
Louise Michel é uma professora libertária, uma das mais importantes revolucionárias da Comuna de Paris.
Amiga de Victor Hugo, participou da Comuna de Paris e tinha a anarquia como uma moral, e não apenas um ideal de vida. A Comuna foi uma experiência de governo proletário que aconteceu em 1871, em Paris, após a queda de Napoleão III. Depois do levante popular contra as tropas de Bismark e o governo colaboracionista de Thiers , Louise foi presa e deportada para uma colônia francesa no Pacífico, a Nova Caledônia.
O Filme conta sua história a partir deste ponto, seu exílio, o contato com os nativos e por fim seus últimos momentos em uma sala de aula.
Postado por koisarada às 00:08 0 comentários
Marcadores: Filmes, Louise Michel