As Treze Rosas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Filme espanhol que, a partir de documentos e cartas reais de suas personagens, resgata a história das jovens fuziladas em 5 de Agosto de 1939 no cemitério de Almudena em Madrid.

Após a vitória do grupo franquista na Guerra Civil espanhola,13 jovens foram encarceradas na prisão de Las Ventas junto a outros militantes de semelhantes orientações políticas. 
Depois do assassinato de um comandante da Guarda Civil e sua filha, em 29 de julho de 1939, na cidade de ‘Talavera de la Reina’, as autoridades tiraram da prisão 56 jovens militantes do PCE (Partido Comunista Espanhol) e das JSU (Juventudes Socialistas Unificadas), 43 deles homens e 13 mulheres ( a maioria menor de idade), que ficaram conhecidas como As 13 Rosas.
Em 3 de agosto, um tribunal militar lhes condenou à morte por "adesão a rebelião", por tratar de recompor o PCE e as JSU e por atentar contra a "ordem social e jurídica da nova Espanha".



Em 5 de agosto do ano passado, o PSOC e o PCE, homenagearam as 13 Rosas no 70º aniversário de seu fuzilamento,  e uma placa recorda às jovens comunistas e socialistas no muro do cemitério de La Almudena, em Madri, onde morreram.



Download do Filme

1 comentários:

igorabsorto disse...

GIG - Existe Política Além do Voto
DARGE brasil tour
Ação Antisexista / Menstes Plurais


dia 29/04/10
abre:20h começa:21h
R$7
ENTREBAR
jose do patrocinio 340/poa-rs

DARGE [d-beat]
No Masters [d-beat anarcopunk]
Thrash [thrashmetal]
Ferida [gloomycrustpunk]
Protesto Gasguita [punk]
Conduta Destrutiva [d-beat hc]
Gritos de Ódio [punk]

anarcopunk.org/acaoantisexista
anarcopunk.org/mentesplurais