Paulo Freire Contemporâneo

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Paulo Freire Contemporâneo
Filme em WMV
Tamanho 220 MB
Portugues
Legendas em Libras
Duração 55 min
Servidor Mediafire

1 -http://www.mediafire.com/download.php?nmu2zoqxj1u

2 -http://www.mediafire.com/download.php?juhnezznenx

3 -http://www.mediafire.com/download.php?ynndlckjgdd

Paulo Freire

O educador Paulo Freire dizia que o homem lê o mundo antes de ler a palavra.

Esta é uma das idéias presentes no documentário Paulo Freire Contemporâneo, que resgata o método de alfabetização criado pelo educador.
Lançado em 2007, no Ministério da Educação, o documentário de 55 minutos venceu concurso lançado pela TV Escola em 2006 e homenageava a obra de Freire, dez anos após sua morte.

Pelo pensamento freireano, o processo de aprendizagem deve estar vinculado ao contexto do aluno, possibilitando ao alfabetizando que deixe sua condição de oprimido ao adotar uma postura crítica diante do mundo, só permitida pela educação.
Por isso, Freire acreditava ser impossível aprender sem atrelar a leitura de mundo do aluno à leitura das letras.

A idéia de que a criança, sobretudo a das camadas mais pobres, precisa de uma atenção especial da escola pública e a percepção de que o contexto é a base do aprendizado e de que o diálogo entre educador e educando é o que dá sustentação a uma prática pedagógica transformadora são o legado sempre atual e inspirador de Freire.

O vídeo retoma a primeira experiência de alfabetização de adultos de Paulo Freire, apresenta novas práticas com base no método, tanto no Brasil quanto no exterior, e ainda traz entrevistas com o estudioso, alguns de seus filhos, educadores e alunos.

Outro detalhe interessante é que o vídeo é legendado em Libras, incluindo no debate uma percela da população que tem tido pouca atenção na produção audiovisual.

0 comentários: