Perdemos Mercedes Sosa (1935-2009)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Falecimento
Depois de suspender, na semana passada, o espetáculo de apresentação de seu novo disco, “Cantora”, em razão de uma gripe, a famosa intérprete argentina Mercedes Sosa, 73 anos, foi internada no Sanatório de La Trindad, em Buenos Aires, com pneumonia e desidratação.

Seu estado agravou-se muito, e ontem, domingo dia 04," La Negra",como é chamada na Argentina, faleceu.

O cortejo fúnebre foi acompanhado por milhares de pessoas que aplaudiram pela última vez a compositora e cantora considerada uma das maiores vozes da América Latina.

Levado ao Cemitério de Chacarita, o corpo será cremado e as cinzas serão divididas entre sua província natal Tucumán , Mendoza e Buenos Aires.


Mercedes Sosa
Ferrenha defensora dos direitos humanos e das causas do povo, foi perseguida e presa na decáda de 70 pela ditadura, e teve que exilar-se, retornando ao seu país em 1982.

Em um país que se destacou por receber o maior contingente de imigrantes europeus de toda América, Mercedes se destacou por cantar a realidade indígena e a cultura popular, tão escondida em prol de uma imagem de país europeizado.

De origem humilde, com cabelos negros e traços indígenas, ficou conhecida comoLa Negra, e realizou a façanha de inverter o tom pejorativo que o termo costumava ter na Argentina.

Mercedes Sosa nunca rejeitou suas origens, e mesmo depois do fim da perseguição política, e o avanço da lógica das grandes gravadoras no mercado cultural, seguiu coerente com suas convicções.
Apresentava-se na Europa, divulgando a cultura tão perseguida pelos "colonizadores", e ao mesmo tempo em que fazia shows para públicos de classe média e alta, geralmente a preços salgados, não exitava em se apresentar gratuitamente em eventos de cunho social e beneficientes.

Ela esteve em Porto Alegre esses tempos, e quem foi conferir certamente não vai esquecer tão cedo.
Mas sempre tem aqueles que precisam de um empurrãozinho, então eu separei uma copilação de uns álbuns dela, todos na mesma pasta.

Como fui pego de surpresa pela triste notícia, não tive tempo de renumerar as músicas, então não estranhem se aparecer dois ou tres números repetidos, que não é a mesma música.

0 comentários: