A Negação do Brasil - 2000

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos.

Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, Joel Zito aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

De muito pouco tempo pra cá, e muito timidamente,o negro vem tomando outros papéis, fugindo do esteriótipo do malandro, favelado ou simplesmente escravo.

Mas, como Joel demonstra neste filme, a TV é somente um reflexo do preconceito latente na sociedade.



Sobre o Diretor
Joel Zito Araújo é cineasta, diretor e roteirista de TV, além de doutor em ciências da comunicação pela ECA-USP, onde participa do Núcleo de Pesquisa de Telenovela.
Sua relação com a questão do racismo vem de longa data.

Realizou, a partir de 1984, 24 documentários e 22 médias metragens, sempre tratando das relações do negro na sociedade brasileira. Em 2000, dirigiu este documentário, A negação do Brasil, que depois virou livro.

Seu último filme, Filhas do Vento, também sobre o tema racismo, foi protagonizado pelos atores Milton Gonçalves e Thaís Araújo.

Baixe Aqui o Filme
Formato : AVI
Tamanho : 586 mb
Servidor : Mediafire

1 comentários:

J. Manuel Outeiro disse...

A parte 6 do documentário dá erro. Baixei muitas vezes mas sempre deu erro. Poderia voltar a subi-la?
Obrigado