No Mundo de 2020 - ( Soylent Green 1973 )

terça-feira, 18 de agosto de 2009


No Mundo de 2020 é o título que deram no Brasil ao apocalíptico "Soylent Green", filme de 1973.

2020 também é como o Banco Mundial e as oligarquias brasileiras ( políticos,empresários e corruptos em geral), chamam a agenda que pretendem fechar em 2022, quando pretendem anunciar que o Brasil, de país em desenvolvimento, passaria para país desenvolvido.

A trama do filme também se passa em 2022, e traz um futuro caótico, devastado não por uma guerra nuclear, mas pela fome e miséria frutos de uma política perversa, que prioriza o lucro de uma pequena elite, em detrimento da maioria marginalizada.

Os Recursos Naturais são escassos, e não estão ao alcance de todos.
Nos apartamentos das elites, os mais ricos comem carne, bebem bourbon e são servidos por mulheres apelidadas de "furnitore" (mobília).
Enquanto aos pobres que se amontoam pelas ruas ( Literalmente ), a única fonte de proteínas nescessárias para a subsistência, são tabletes produzidos por uma empresa que monopoliza o mercado.



Difícil assistir ao filme e não lembrar das atuais empresas fabricantes de transgênicos, que controlam os grãos e manipulam agricultores e a nossa saúde.

Esses tabletes são distribuídos nas ruas, e todos procuram pelo verde ( soylent green ), que além das proteínas tem um gosto saboroso.
Mas como se trata de alimentar o povão, quase sempre a distribuição é deficiente, o que acaba gerando protestos.



Para acalmar os ânimos entra em ação o ''Riot Control'', uma polícia que tem como principal diretiva patrolar os manifestantes.
E eles patrolam mesmo, e levam a criminalização da pobreza ao extremo.



Aqui no Sul, o Governo Neo-Liberal tá correndo na frente, mas a Agenda 2020 é uma meta nacional, imposta pelo Banco Mundial, e já acordada entre praticamente todos os partidos que almejam o poder nas esferas Municipais, Estaduais e Federal.

Ainda não temos Soylent Green, mas Monsanto e Aracruz mandam e desmandam nos recursos naturais do Pampa.

O funcionalismo público, sofre um novo ataque a cada dia, e os Pitbulls da Yeda já testam armas de choque em Sem-Terras, Professores,etc.

Moradores de rua ainda não são recolhidos em cassambas (pelo menos não em larga escala), mas em Porto Alegre a Prefeitura tem se esforçado em perseguí-los assim como aos catadores, carroceiros e camelôs.

Quase esqueço de mencionar :

O herói do filme é um detetive ( Charlton Heston ), que investiga a morte de um figurão e acaba se deparando com toda a sujeira e corrupção que sustenta a elite deste mundo doentio.
Se bem que essa parte da história se torna apenas um detalhe, quando vemos no filme muitas semelhanças com o rumo que tomam as Políticas Públicas neste país e em toda América Latina.



Tamanho do Arquivo : 695 MB
Qualidade do Vídeo : DVDrip
Idioma do Audio : Inglês


1 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo filme

Mas, faltou você citar, na verdade, o que levou a humanidade ao estado lastimável do filme foi o cresacimento populacional, que provocou todo tipo de desastre ambiental possível.

O livro em que o filme se baseia deixa isto mais claro, e, todo este esquema de corrupção governamental e corporação maligna apenas existe no filme, assim como o alimento milagroso