V de Vingança

segunda-feira, 6 de abril de 2009




O enredo é situado num passado futurista (uma espécie de passado alternativo), numa realidade em que um partido de cunho Totalitário ascende ao poder após uma guerra nuclear. A semelhança com o regime Nazista é inevitável devido ao fato do governo ter o controle sobre a mídia, a existência de uma polícia secreta, campos de concentração para minorias raciais e sexuais, muito perto do que pensou Hannah Arendt no seu livro “Origens do totalitarismo” de 1951. Existe também um sistema de monitoramento feito por câmeras nos moldes de “1984″, de George Orwell, escrito em 1948. (Na época, o CCTV ainda não existia tal como o é hoje na Inglaterra quando a obra foi escrita).
Apesar do sistema Totalitário ser definido por vários autores, como Hannah Arendt pensou. A história em quadrinhos foi escrita num momento histórico que a Inglaterra, estava implementando o sistema Capitalista Neoliberal com a primeira ministra Margaret Thatcher. Ao mesmo tempo o “Socialismo Real” da extinta U.R.S.S. (atual Rússia), estava em total descredito devido aos horrores do Stalinismo.
O que abre a perspectiva que “V”, (codi)nome do protagonista, ter uma postura Anarquista, pois como definiu tanto Enrico Malatesta no seu livro “Escritos revolucionários” e outros Anarquistas, como Mikhail Bakunin, Pierre Joseph Proudhon, Max Stirner, Emma Goldman, Piotr Kropotkin e Henry David Thoreau; o Estado é visto como limitador da Liberdade, sendo assim todo Estado passa a ser Totalitário.
A história começa após o fim do conflito político, com os campos de concentração desativados e a população complacente com a situação, até que surge “V” — um Anarquista, que veste uma máscara de Guy Fawkes e é possuidor de uma vasta gama de habilidades e recursos. Ele então inicia uma elaborada e teatral campanha para derrubar o Estado ao lado de Evey, que perdeu os pais durante a guerra.
“V” trata Evey como uma aprendiz, sempre mostrando a ela resquícios de uma cultura perdida por causa da guerra.





Abaixo segue os links para download do Filme e para a HQ original que inspirou o mesmo.
Lembrando que essa HQ não se encontra mais ,é bom baixar logo....


Filme:http://www.megaupload.com/?d=J2MAMM9V


HQ:http://www.4shared.com/file/87856461/6034ca43/VforVendetta.html(senha:www.notazero.com.br)

0 comentários: