Laranja Mecânica

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Laranja Mecânica), é um filme de 1971, dirigido por Stanley Kubrick. O filme é uma adaptação de um romance distópico de 1962 de Anthony Burgess. Malcolm McDowell interpreta Alex, o protagonista.

Laranja Mecânica tornou-se um clássico do cinema mundial e um dos filmes mais famosos e influentes de Kubrick. O orçamento total do filme foi de apenas dois milhões de dólares.


O filme se passa em um futuro não específico e Alex (Malcolm McDowell), o protagonista, é o líder de uma gangue. Alex tem como diversões a ultraviolência, estupros e música clássica (especialmente Beethoven). Suas transgressões à ordem social o levam à prisão e de lá a um tratamento experimental de reabilitação, servindo, deste modo, como cobaia. A partir daí, o filme mostra as conseqüências do modelo de reabilitação utilizado.


Alex agora é inofensivo, uma “Laranja Mecânica”, saudável e perfeita por fora, mas podre por dentro, devido a seus reflexos condicionados incontroláveis.
Quando a “cura” de Alex o deixa indefeso perante a violenta vingança de suas vítimas, o que então a sociedade poderá fazer contra ou a favor de Alex?


Recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

Recebeu três indicações ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme em Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator em Drama (Malcolm McDowell).
Links para Baixar:

0 comentários: