Contra os Corsários

quinta-feira, 2 de abril de 2009


Cada vez mais se fala em pirataria na web,principalmente na questão dos downloads de música. Quem defende a criminalização(e a gente sabe bem quem é...),alega que a distribuição gratuita das músicas prejudica o artista.

Não tem nada mais mentiroso. Quem sai prejudicado mesmo,são as gravadoras,que nada mais são do que parasitas detentores dos meios de produção. A maior parte dos artistas aqui no Brasil,recebe em torno de uns R$0,03 por Cd vendido.

E nós sabemos quanto custa em média comprar um Cd original.

Mas as coisas estão mudando,cada vez mais artistas disponibilizam suas músicas na web,antes mesmo de gravar o álbum todo,o que é uma boa forma de divulgação,e privilegia o talento.

É dessa forma que se ve quem é quem,pois quem tem competencia e qualidade não depende do aparato das grandes gravadoras com seus jabás e campanhas de fast food.

Um exemplo claro disso ,foi a experiencia do Radiohead,lançando um álbum inteiro direto na rede,e dando a opção aos fãs de pagarem pelo download aquilo que eles achassem que valesse o álbum. Poderia ser qualquer valor,desde que pagasse alguma coisa.

Como não tinha saido o álbum físico (ou Cd),a procura na rede foi muito grande,e a banda arrecadou mais com esse álbum do que com qualquer um dos anteriores,pois a grana entrava direto para a conta da banda,sem passar por terceiros.

Com relação a venda de cópias piratas na rua,isso não seria nescessário se o preço de um original não fosse tão absurdo. A algum tempo atrás o vocalista dos Racionais Mc's, o Mano Brown,declarou que o ambulante que vende o Cd pirata dele,funciona como a rádio da periferia. Porque ajuda a divulgar o trabalho dos grupos,e não cobra pelo Jabá.

No mais,fazer download de música ou de álbum sem pagar pelos direitos autorais,não deveria ser tratado como pirataria,a menos que voce resolva fazer cópias em série e vender por aí.

E mesmo neste caso,deve ser compreendido como uma alternativa aos Corsários,que eram aqueles que,assim como os Piratas,se lançavam ao mar e pilhavam navios.

A diferença é que os Corsários trabalhavam para o Rei...



0 comentários: